sexta-feira, 20 de novembro de 2009

(Mídia) Em busca de si


20 de novembro de 2009.

TEATRO

Em busca de si


ESPETÁCULO MARCO ESTREIA HOJE, ÀS 20 HORAS, E TERÁ MAIS CINCO APRESENTAÇÕES NO GALPÃO DA AJOTE



Marco teve três grandes encontros em sua vida. Samuel Kühn e Vinícius da Cunha tiveram pelo menos dois. A dupla de teatreiros realiza hoje, no Galpão da Ajote, o sonho de encenar “O Livro de Marco”, obra pessoal de Flávio Carneiro que coloca seu personagem-título numa intensa busca por sua própria identidade. O espetáculo segue em curta temporada até o final de novembro.



No livro, um já velho Marco conta as viagens de sua adolescência, quando seguiu os passos do pai, do avô e do bisavô. Nessa trajetória, vive intensamente três grandes situações. O diretor da peça, Samuel Kühn, teve a mesma sensação ao ler a obra de Flávio Carneiro ainda na faculdade. “Amei desde a primeira vez em que li”, resume.



O segundo grande momento aconteceu em março de 2007, no projeto de arte-educação “Literatura com Sabor”. Samuel e o parceiro Vinícius da Cunha encenavam trechos de livros para estudantes entre dez e 12 anos, deixando o final em aberto para que o público se interessasse pela obra escrita. “O Livro de Marco” foi o primeiro escolhido.



Virou espetáculo completo, agora batizado somente de “Marco”, com a benção de Flávio Carneiro. “Ele foi muito receptivo. Deu o aval e nos disse que poderíamos ter tranquilidade para a adaptação porque ele ‘assinaria embaixo’”, ressalta Vinícius. Nem seu criador, o próprio Flávio Carneiro, teve a ousadia de definir um rosto ou um porte físico para Marco. Samuel e Vinícius tiveram.



A peça da Cia. Rústico não é uma adaptação obediente. O próprio Vinícius assume: há muito de si mesmo nessa nova versão de “Marco”, experiências de sua vida levadas à cena porque se assemelham com aquilo vivido pelo personagem. A narrativa do processo de amadurecimento vivido por Marco, nas palavras dos próprios teatreiros, é a simbiose entre a palavra e a produção de imagens.



“Marco” também representa uma inovação na Cia. Rústico. Pela primeira vez, a montagem do espetáculo foi monitorada por um blog (marco-umacenapoetica.blogspot.com), coordenador por Maikon Duarte. “Foi ele quem teve a ideia. Eu achava blog uma coisa muito individualista, mas o Maikon assumiu e alimentou. E houve um ótimo retorno, gerou curiosidade”, avalia o diretor, Samuel Kühn.


Ajudou também o fato do autor do livro abraçar a ideia. Flávio Carneiro foi contatado por e-mail e, desde o começo, se empolgou com a ideia. “Não o conhecemos pessoalmente, mas só por esse contato já nos sentimos muito próximos. Sei que ele ficou contente em ver essa possibilidade de o seu livro virar uma peça de teatro”, conclui Vinícius.



edson.burg@an.com.br

EDSON BURG | JOINVILLE
SERVIÇO
O QUÊ: espetáculo “Marco”, da Cia. Rústico Teatral.
QUANDO: estreia hoje, às 20 horas. Demais apresentações em 21, 22, 27, 28 e 29 de novembro, às 20 horas.
ONDE: Galpão da Ajote, na Cidadela Cultural Antarctica (rua 15 de Novembro, 1383, Joinville).
QUANTO: R$ 10 (meia-entrada para estudantes e idosos).

http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a2722860.xml&template=4187.dwt&edition=13563&section=1186

Nenhum comentário: