sexta-feira, 30 de outubro de 2009

(Palavras) Palavras da CIA Rústico Teatral

Marco é uma simbiose entre a palavra e a produção de imagens. Narra histórias de vida em busca de estrelas cadentes, dos amores que marcam compassos, da passagem do tempo. Uma viagem à constelação a ser formada.


“Pela janela posso ver: o tempo mudou. Apesar de ser primavera, hoje vai chover bastante. Teremos tempestade, sem dúvida. Nessa noite escura, haverá estrelas caindo em algum lugar, e algum menino viajando mundo afora, sozinho, a procurá-las. Que lá do alto, no céu, as três Marias iluminem seu caminho.” ( de “O livro de Marco”, Flávio Carneiro).


Caminhos estéticos

O espetáculo é uma inspiração poética que viaja pelo trabalho do ator rapsodo. Imerso no texto ‘O livro de Marco’, de Flávio Carneiro, e na linguagem gestual pesquisada pelo ator Vinicius da Cunha, o público contemplará a criação da cena teatral por meio de um texto narrativo performatizado.

O ator rapsodo investiga a relação atoral entremeada da narrativa épica, do distanciamento e da sensorialidade. Esse conceito de ator pressupõe um trabalho intelectual por parte de todos que constroem o espetáculo: o ator, a encenação e o público. O ator, pela proposição sígnica entre texto e gesto. A encenação, pela proposição sígnica entre as partituras do ator, da iluminação, da trilha sonora e dos sentidos. O último, tão importante público, pela ideia final construída a cada partitura – a união e somatização de todas as partituras propositivas da encenação.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

(Fotos) Ensaios

A CIA Rústico Teatral e toda a equipe de montagem da peça “MARCO” estão a todo vapor nos ensaios. Abaixo fotografias dos últimos ensaios.

Débora observar os passos do Vini, já o Samuca acompanha fala por fala do Vini
Débora, o músico Rafael Longo e Samuca estão com suas anotações em dia

Flávio Andrade pensa a luz para a peça "MARCO"

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

(Visual) Em novembro

Em novembro

Clique na imagem para visualizar melhor.


quarta-feira, 14 de outubro de 2009

(Visual) Novidades

O visual do blog Marco, uma cena poética estará com novo visual. Em breve Isadora deixará sua marca por aqui.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

(CIA Rústico Teatral) Uma pausa nas informações

Uma pausa nas informações da montagem da peça "MARCO" para o seguinte dica:


A CIA Rústico Teatral ao lado da La Trama vai entra no palco do Galpão de Teatro da AJOTE com a peça "DOIS PERDIDOS NUMA NOITE SUJA".



Horário: 20 horas.

(Clique no cartaz visualizar melhor as informações)

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

(Mídia) Duas na página Orelhada

O jornalista Rubens Herbst lançou duas notas relacionadas a CIA Rústico Teatral, uma na quinta-feira e outra na sexta-feira, na sua coluna ORELHADA do Jornal A notícia. Abaixo a reprodução completa das notas:

Nota de sexta-feira: “Jabuti indireto

Tem teatreiro joinvilense comemorando o terceiro lugar do livro “A Distância das Coisas”, do escritor e professor goiano Flávio Carneiro, na categoria literatura juvenil do Prêmio Jabuti 2009, o mais importante do mercado literário brasileiro. Carneiro é autor de “Livro de Marco”, que a Cia. Rústico Teatral está transformando na peça “Marco”, com data de estreia marcada pra 16 de novembro. Todos os passos da adaptação estão sendo mapeados no http://www.marco-umacenapoetica.blogspot.com/.”

Fonte aqui

Nota de quinta-feira: “AO INVÉS DE PERDIDOS, UNIDOS

Até o ator Samuel Kuhn desconfia ser uma parceria inédita em Joinville. Difícil afirmar com 100% de certeza, mas que dois grupos teatrais unirem forças numa mesma produção é algo incomum na cidade, isso é fato. Mas há um motivo contundente pras mãos dadas da Cia. Rústico e La Trama: levar ao palco “Dois Perdidos numa Noite Suja”, a mais conhecida peça de Plínio Marcos e uma das mais célebres do teatro brasileiro. Encenado pela primeira vez em 1966, o texto ganhou inúmeras montagens pelo País e chegou duas vezes ao cinema, a mais recente em 2002 (foto aí em cima), dirigida por José Joffily.

Enfim, uma empreitada de relevo, aprovada pelo Mecenato de 2008 e em gestação desde março, sob a direção de Amarildo de Almeida. Explica, portanto, a parceria, algo que facilita uma produção nesses moldes, digamos, de maior repercussão. Mas ela também fortalece a troca de experiências, “provocando novos momentos criativos”, como diz Samuel. Mas ele imediatamente refuta a palavra “adaptação”, o que garante a relação tempestuosa entre os excluídos como o centro da trama. Mas a abordagem só será conhecida no dia 16, quando a montagem joinvilense de “Dois Perdidos numa Noite Suja” estreia no teatro da Ajote.”

Fonte aqui


Clique aqui e conheça a versão blogueira do ORELHADA

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

(Flávio Carneiro) Flávio ganhou terceiro lugar no Prêmio Jabuti 2009

Flávio escreveu "O livro de marco".



A CIA Rústico Teatral informa que o Flávio Carneiro ganhou o 3º lugar no PRÊMIO JABUTI 2009 com o livro "A distância das coisas" na categoria Literatura Juvenil. Esse prêmio, nada mais é que o maior da literatura brasileira na atualidade. O Flávio já foi premiado em Romance adulto com "A Confissão". A CIA Rústico Teatral deixa um grande abraço e parabéns ao Flávio Carneiro.